Seminário Viajosfera: eu fui!

O “Bobeatus Sunt…” não é um blog de viagens, quer dizer, não é um espaço dedicado exclusivamente a viagens (explico isso porque minha irmã disse que ele é uma viagem), nem tem a pretensão de sê-lo. Mas eu gosto de viajar, gosto de escrever sobre as viagens que faço, gosto de ler blogs – sejam eles de viagem ou não – e sites especializados no assunto.

Por isso, quando o Leandro me contou sobre o Seminário Viajosfera, o primeiro Seminário Internacional de Blogs de Viagem, que aconteceu ontem, dia 29, aqui em Copacabana, eu nem titubeei e me inscrevi. Afinal, além de ter sido organizado pelo Viaje na Viagem, blog do Ricardo Freire que é considerado, hoje, a maior referência brasileira no assunto, muitos outros blogs e sites estariam lá.

Foi muito legal, as palestras foram bastante interessantes, e os temas escolhidos, bem relevantes. Muita coisa sobre produtos e serviços, oferecidos por blogs e sites, voltados exclusivamente para a indústria do turismo – organizadores, guias, catálogos, agências, buscadores… muita coisa mesmo, para um mercado que, pelo que mostraram lá, não para re crescer, e recebe cada vez mais gente que está fazendo suas primeiras viagens. Há um mundo de oportunidades, então.

Esse mercado todo tem atraído muitas pessoas que viajam e querem compartilhar suas experiências, inclusive as roubadas, para que outras pessoas tenham viagens agradáveis, há também quem quer ganhar dinheiro oferecendo facilidades e conveniências, o que é possível, mas não é fácil, e tem quem só quer viajar mais e melhor, com o maior conforto e o menor custo possível.

Na platéia havia muitos blogueiros que estão dando seus primeiros passos e queriam informações e dicas para aprimorar seus textos, a aproximação e a fidelização dos leitores, enfim, como tornar seu blog interessante para o público, gente que, como eu, gosta de escrever sobre as viagens que faz, e outros que nem blog têm, mas gostam de viajar e usam cada vez mas usam essa ferramenta para planejar suas viagens.

É nóis!

Eu aproveitei muito, me diverti com os palestrantes e até me surpreendi ao ver que eu já até adoto muitas das sugestões que foram dadas no que se refere à forma de escrever os posts. Fiquei bastante satisfeito com o dia agradável que passei e com a constatação de que, para alguém que não tem a menor pretensão de se especializar no assunto, até que estou escrevendo direitinho. Tomara que o próximo não demore.