The book is on the table

João Guilherme começou a ter aulas de inglês, vejam só! Nada de muito profundo, só coisas como as cores, para começar, e, depois, palavrinhas bem básicas, como “sim” e “não”, “feliz e triste”, “grande” e “pequeno”, “mamãe” e “papai”, e assim por diante. É muito mais do que eu sabia quando tinha a idade dele.

Confesso: quando eu soube que ele começaria a ter aulas de inglês, torci o nariz. Não me entendam mal, lógico que eu quero que ele aprenda outro idioma, mais de um, até, se possível, mas eu achava complicado ele começar a aprender inglês antes de ser alfabetizado em português. Mas aí me explicaram que uma coisa não afetará a outra, mesmo porque não se trata de “alfabetização” em inglês, mas sim de ensinar algumas palavras, noções e conceitos, de modo similar ao que se faz quando ele começou a aprender a falar.

As aulinhas têm até livro, o “My First English Adventure”, volume 1, que João Guilherme adorou porque tem o Ursinho Pooh (não consigo me acostumar com esse nome horroroso, no meu tempo era “Puff”, por que mudou?) na capa. As lições dele são todas ilustradas com personagens da Disney, tem desenhos para colorir, muito bonitinho. Este livro, aliás, recebeu a honra de ser o primeiro livro didático da vida do João Guilherme.

Capa de "My First English Adventure", vol. 1, o primeiro livro didático de JG

Capa de “My First English Adventure”, vol. 1, o primeiro livro didático de JG

Engraçado que as professoras dizem que João Guilherme tem demonstrado aptidão para o inglês. Eu já tinha notado isso quando ele começou a querer cantarolar as músicas que tocam no rádio do carro, ou em casa, muito embora eu pensasse que era só uma impressão, mas ele tem respondido bem às aulinhas da escola, das quais ele diz que gosta bastante.

Outra coisa que eu notei é que ele e os coleguinhas ainda não conseguem traduzir. Por exemplo: se nós perguntamos como é azul em inglês, ele não sabe. Mas se nós apontamos alguma coisa azul e perguntamos qual é o nome daquela cor em inglês, ele responde “blue”, com biquinho e tudo. A coisa mais fofa, como sói acontecer.

Impressionante como essa criança tem evoluído rápido. Daqui a pouco teremos um pequeno Shakespeare em casa!