Adedanha

A Fê teve uma ideia para dar uma turbinada na alfabetização do João Guilherme, aumentar o vocabulário dele e, ao mesmo tempo, distraí-lo: a boa e velha adedanha. Eu achei uma grande sacada, mas pensei que ele não se entusiasmaria pela ideia. Mesmo assim, tentamos.

Brincar de uma coisa esquecida em um canto empoeirado da memória demanda algumas adaptações. Por exemplo, lembrar quais eram as colunas do jogo. Eu lembrava de “cor”, “cidade-país-lugar” e “carro”; a Fê lembrava de “fruta”, “novela” e “flor”, mas o mais difícil para ela era não falar “adoleta” no lugar de “adedanha”. Também foi meio complicado convencer o João de que ele não precisava necessariamente mostrar sempre os dez dedos na hora da contagem (o adedããã… nhá!”).

Começamos a brincadeira e tudo foi surpreendentemente bem. Até que saiu a letra “E” e todo mundo travou na coluna da fruta. Aí eu recorri ao pai dos burros (o Google, o dicionário já era) e descobri que há uma profusão de sites especializados em adedanha (tem quem chame de “stop” ou ainda de um horrível “adedonha”), com centenas de opções possíveis para as colunas mais populares do jogo, como “flor”, “cidade”, “cor”, “fruta” e assim por diante. Muderno, hein? Eu fui criança na época errada. Ah, também descobri que não há frutas que começam com “E”.

A brincadeira acabou dando certo, João gostou, pegou o espírito da coisa rápido e em pouco tempo quase não pedia mais ajuda. E como diversão em família é sempre mais legal, a Fê e eu também curtirmos pra caramba – é muito bom mostrarmos para nosso filho as brincadeiras de que gostávamos quando éramos crianças. E como a adedanha foi um sucesso, já partimos para outra brincadeira – a forca.

Um comentário sobre “Adedanha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s