Frente fria

Se eu bem me lembro, a última vez que tivemos inverno no Rio de Janeiro foi em 2012 – caiu em uma quarta feira. Depois disso, necas. No máximo um ou outro dia mais fresco, mas frio, frio mesmo, não.

Aí veio 2016, esse ano esquisito, e agora, em junho, o frio chegou. Chegou chegando, mostrando serviço mesmo. Tanto que eu fiz uma coisa que há anos não fazia: vesti um casaco – casaco de verdade, não aquelas coisinhas leves que os cariocas costumam usar quando a temperatura baixa de 25 graus.

Nem lembrava mais como era sentir frio, estava desacostumado.É muito desagradável esse “efeito cebola”, quer dizer, se cobrir com um monte de roupas e depois ter de tirar todas as camadas ao entrar em um ambiente fechado. Também é bem ruim acordar às seis e meia da manhã e reunir coragem para sair de baixo do cobertor e tomar um banho antes de ir trabalhar, além de sentir aquele friozinho incômodo nas mãos e no rosto (as únicas partes expostas do corpo) no caminho para o trabalho. Imagino como deve ser em uma cidade em que faz frio de verdade.

Tem outra coisa que me parte o coração no frio. É ver a população de rua, que tem aumentado muito nos últimos meses, fazendo de tudo para tentar se aquecer de alguma forma.

Por isso, mesmo reconhecendo que o inverno (que ainda nem começou) tem lá seu charme e traz uma luz única que deixa a cidade ainda mais bonita, eu não consigo gostar dele. Podem discordar, mas eu prefiro suar no calor do que ficar incomodado de frio desse jeito. Tudo bem que o verão não precisa ter os 50 graus dos últimos anos, mas que eu prefiro o calor ao frio, ah, sobre isso não tenho dúvida.

Deixe uma resposta

