Vamos cantar aquela musiquinha

Falando em aniversário, eu sou do tempo em que se cantava o clássico “Parabéns pra você” (o correto, em termos gramaticais, seria “Parabéns a você“, mas nem adianta discutir) nas comemorações. Vivi a mudança para o “Parabéns da Xuxa”, que ofuscou a canção antiga (claro que eu cantei isso pra burro, a Xuxa foi um dos maiores ícones pop dos meus 11 ou 12 anos) e ainda acompanhei, à revelia, o surgimento do “Parabéns” da Aline Barros. E ainda tive de aturar o infame “com quem será”, que virou praticamente a segunda parte de qualquer uma dessas músicas

Parêntese: um dia, em uma festinha de aniversário, os pais do aniversariante começaram a cortar o bolo logo depois de cantarem “Parabéns pra você”, sem o “com quem será?”. João Guilherme olhou para mim e perguntou se tinha acabado. Quando eu respondi que sim, ele retrucou: “mas e o ‘com quem será’?”.

Mas as músicas de aniversário de que eu lembro com mais carinho são outras, coerentes com a infância de alguém que cresceu cercado de gente idosa. A minha avó não cantava “Parabéns pra você” em aniversário nenhum, as músicas dela eram sempre outras, mais antigas e muito mais bonitas; eu lembro especialmente de duas: a primeira, que ela entoava com a maior empolgação, era a “Canção de Aniversário“, de Albertinho Fortuna (que eu toquei para mim mesmo ontem, para como um tributo à vovó). Não tenho a data em que ela foi gravada ou composta, mas é antiga, bem antiga mesmo. Notei que a letra do link tem uma diferença em relação à música que a minha avó cantava: o terceiro verso diz “faço votos que chegue a um centenário”, mas eu lembro que ela cantava “faço votos que chegue ao centenário” e não sei qual é a verdadeira, apesar de gostar mais da versão da minha avó.

A outra que fez parte da minha infância é “Parabéns! Parabéns!“, gravada pelo saudoso palhaço Carequinha, que também é muito, muito antiga (eu vou ficar devendo a data de gravação). E tem uma terceira música, que eu lembro de ter ouvido minha avó cantar em uma única ocasião. Não consegui descobrir o nome dela, nem quem a compôs ou gravou, mas lembro da letra, que era assim:

Feliz Aniversário, luz dos olhos meus
são os meus ardentes votos
feliz aniversário junto aos seus.
Que esta data se repita muitos anos
cheia de alegria e de prazer
é esse o meu presente
Feliz Aniversario junto aos seus.

Pesquisando no Google, encontrei uma versão da letra com uma diferença no terceiro e no sétimo versos, em que consta “feliz aniversário pra você”. Como é outra letra antiga, do tempo em que o formalismo da gramática era muito mais rigoroso do que hoje (era uma época de português bem falado), acho improvável que a música original contivesse um verso em que estivesse escrito “pra você”. Além disso, “junto aos seus” é muito mais coerente com a linguagem de 80 ou cem anos atrás. Por isso, acho que a versão da minha avó está certa. De qualquer modo, é outra música muito bonita.

É interessante ver como as músicas de aniversário refletem suas épocas. As de antigamente são solenes, pomposas e elaboradas, tinham emoção e ternura nas letras mas são tão pomposas que, hoje, é até estranho associá-las a um dia de festa; as atuais são simples e alegres (apesar de serem pobres em conteúdo), para facilitar a memorização da letra. No entanto, esta é uma discussão puramente formal. O conteúdo, no fim das contas, é o mesmo: é seu aniversário, rapaz! Parabéns, muitos anos de vida e seja feliz! O resto é questão de estilo.

Um comentário sobre “Vamos cantar aquela musiquinha

  1. Eu já fui irônico o suficiente para puxar a música do Albertinho Fortuna num aniversário de 100 anos. No ano seguinte, não tive coragem de fazer o mesmo. Achei que a piada poderia ter o efeito inverso.

    Hehe, eu teria contado assim: “faço votos que chegue ao… ah, deixa pra lá.”

Deixe uma resposta

