Pegou na veia

A escola do João está ensinando para a série dele noções básicas sobre o corpo humano, coisas bem elementares como os sentidos, os principais ossos e tal.

Aí outro dia ele chegou com um corpo humano feito de papel decorado com canudinho vermelhos e azuis, explicando que tinha aprendido sobre o sistema circulatório, e por isso ele e os colegas tinham feito um modelo onde os canudinhos azuis representavam as veias e os vermelhos, as artérias. Bem legal.

Eu fiquei empolgado e mostrei pra ele que é possível ver algumas veias e artérias sob a pele; mais empolgado ainda, falei:

E olha só, quando a mamãe fica irritada a veia do pescoço dela cresce e dá pra ver direitinho!

Eu não sei por que eu faço essas coisas. Sabe quando você começa a falar algo e se arrepende enquanto ainda está falando mas mesmo assim não consegue segurar? Pois é. Enquanto voz ia diminuindo eu vi o olhar fulminante da Fé na minha direção (é, ela estava do meu lado quando eu soltei a gracinha) enquanto JG fazia uma cara maquiavélica como se pensasse “ah, é, é?”.

Eu achei – nós achamos – que o João ia provocar a mãe na hora pra ver o fenômeno da veia saltada, mas ele ficou quieto. Bem mais tarde, porém, a Fê o chamou para qualquer coisa e ele a ignorou olimpicamente. Ela insistiu mais duas vezes até que perdeu a paciência e foi até a sala, onde ele estava, bem na hora em que eu chegava lá também, e falou, irritada:

Você sabe que eu detesto quando você não me atende quando eu chamo, João Guilherme! Quando eu chamar, quero que você responda na hora!

João não disse nada. Só olhou, abriu um sorriso de satisfação, apontou para ela e disse:

Ih, pai, é verdade, olha!

Até a Fê riu. Aliás, tem como não rir?

Um comentário sobre “Pegou na veia

Deixe uma resposta

