Material escolar

Para mim, a coisa mais legal da volta às aulas era o material escolar novinho, que dava até pena de usar. Mesmo quando a minha mãe dava suas escorregadas na escolha de alguns itens (e essas escorregadas eram frequentes) como estojo, cadernos, agenda e, principalmente, mochilas, eu ficava ao mesmo tempo empolgado por voltar à escola e triste por ter de começar a gastar aquele material novo tão bonitinho.

Eu falei que a minha mãe dava umas vaciladas quando comprava alguns itens, e é verdade. Até aceito que para alguns houvesse justificativas como a falta de variedade ou o preço alto, mas para outros não havia desculpa, como as mochilas. Eu nunca superei o fato de não ter tido uma mochila da Company, que eu achava o máximo e nem era tão ostentação assim, porque um monte de gente tinha. Lá em casa, a filosofia era “qualquer coisa que guarde o material escolar serve”. Até aí, tudo bem, apesar de ser chato ver todo mundo desfilar com meu sonho de consumo sabendo que aquilo não era para mim, mas ela não precisava exagerar na escola das mochilas. Sabe aquela mais escrota cafona e de baixa qualidade que houvesse na loja? Era exatamente essa que ela escolhia para mim. Chegou ao cúmulo de, em um ano, acho que na sexta série, ela me dar uma pasta de lona verde com detalhes em curvim marrom e olhos de gato vermelhos nas fivelas, uma coisa horrorosa que eu me recusei a usar, porque era certo que eu seria objeto de bullying no colégio por causa dela. Para minha sorte, ela era pequena e o material do dia não cabia nela – foi isso que me salvou.

Ela não me quis...

Ela não me quis…

Cadernos também eram um drama: para esconder as capas horríveis dos cadernos baratos que eu tinha, minha mãe, cheia de boa intenção, coitada, os encapava – com papel pardo! A emenda ficava pior do que o soneto, porque, claro, todo mundo da sala tinha cadernos com capas legais, com fotos bonitas de esportes radicais, da natureza ou do time do coração, e eu as capas de papel pardo com etiquetas de moldura vermelha…

De outras coisas, porém, eu não posso reclamar. Tive ícones do material escolar dos anos 80 como as lapiseiras Poly 0.5 e 0.7, canetas Bic 4 Cores, aqueles estojos trazidos do Paraguai com um monte de compartimentos inúteis (com régua, tesoura, lente de aumento e mais um monte de besteiras), caneta Replay, que vinha com borracha (que foi proibida porque era utilizada em fraudes bancárias, como adulteração de cheques) e outros badulaques.

Trinta anos depois disso, chegou a hora de comprar o material escolar do João Guilherme, que já está na Pré Escola II, em escola nova. Peguei a lista no site da escola e notei, aliviado, que não temos mais que fazer o almoxarifado da escola comprando resmas de papel, toalhas, papel higiênico e que tais, só o que o aluno vai mesmo usar (obra e graça da Lei nº 12.886/2013). Por isso, a lista veio enxuta: caderno, avental, tesoura, lápis, borracha, apontador, essas coisas. Enquanto comprava os itens da lista lembrava dos meus tempos de escola e comentei com a Fê (que, para me sacanear, disse que também teve uma mochila da Company) minhas venturas e desventuras na compra da lista de material do ano. E tive o maior cuidado para escolher um caderno com uma capa maneira e uma mochila bacana, porque afinal, o sofrimento do passado não pode ter sido em vão, não é verdade?

3 comentários sobre “Material escolar

  1. Dói até hoje. Mas tem um lado bom. Ela era daquelas modernosas que tinha o COMPANY escrito com as cores do arco-íris… Coisas que naquela época não tinham o mesmo sentido que têm hoje.

    Eu lembro dessas. Verdade, essa era uma que, se eu ganhasse, não usaria.

  2. a melhor parte de voltar as aulas.pena que meus adesivos não duram nem duas semanas😦

    Vocês são todos iguais. Os adesivos dele ainda duram um pouquinho mais do que isso.

Deixe uma resposta

