Feliz Ano Novo

Ricardo Freire, criador do site Viaje na Viagem, disse uma vez, em uma entrevista, que “nem todo brasileiro acredita em Deus, mas todo brasileiro acredita no réveillon”. É uma frase muito interessante, que retrata muito bem nossa relação com a virada do ano.

Nós, brasileiros, atribuímos uma importância mística, quase transcendental, à passagem do ano. É como se o instante em que o relógio marca zero hora do primeiro dia de janeiro tivesse o poder mágico de expurgar tudo de indesejado que aconteceu nos 365 dias anteriores e, ao mesmo tempo, nos conceder uma segunda chance, uma nova oportunidade para fazermos, ou fazermos direito, tudo o que não foi feito ou não deu certo no ano recém encerrado.

Acho que é por isso que temos tantos “rituais de passagem de ano”, tantos “significados”, recebemos o ano que chega com tanta expectativa e nos decepcionamos com as festas de réveillon mundo afora. Não é por mal, mas outros povos não veem na noite de ano novo o poder libertador que nós costumamos ver e, por isso, suas festas costumam ser mais comedidas do que as nossas. Isso me faz lembrar meu pai, português mal humorado e cético, que costumava comentar, nas passagens de ano, que não entendia por que tanta empolgação em uma data meramente simbólica, afinal, as dores e as delícias que havia no dia 31 de dezembro continuariam existindo no dia primeiro de janeiro, o que, falando objetivamente, não deixa de ser verdade.

Porém, verdade ou não, eu sempre encarei o réveillon com otimismo. Não como um evento purificador ou libertador, mas, de certa forma, transformador. O ano novo, para mim, è um novo ciclo, um novo período de oportunidades e experiências, de deixar o passado para trás, olhar para a frente e receber o futuro, me preparando para o que não é bom mas sempre esperando o melhor, sabendo que, aconteça o que acontecer, eu sempre vou ter comigo a Fê e o João Guilherme, que é o que faz toda a diferença. Por isso, pessoal, alegria, otimismo e amor em 2015 e além. Feliz Ano Novo.

Deixe uma resposta

