Teve Copa

Teve Copa do Mundo sim, e foi muito legal. E não estou falando de futebol.

Eu não fui aos estádios ver os jogos, mas não me importei com isso. O mais legal da Copa, para mim, aconteceu fora de campo. Foram as milhares de pessoas que estiveram no Rio para torcer por suas seleções, as pessoas paramentadas com as cores de seus países, a multidão que ocupou o Fifa Fan Fest, na praia de Copacabana, cantando e empurrando seus times como se estivesse no estádio.

Foram os milhares de argentinos que tomaram Copacabana de assalto, fazendo um acampamento azul e branco em plena Avenida Atlântica – acho que nem em Buenos Aires eu vi tantos argentinos.

Foi ver a galera louca que veio para o Brasil como deu: de carro, de ônibus, de van, de Kombi, até de bicicleta, só para curtir a Copa do Mundo. Foi ver torcedores de verdade nos estádios, e não só turistas que nunca viram uma bola na vida (esses também estavam lá, e em sua maioria éramos nós mesmos).

Foi ter abraçado a inglória tarefa de torcer desde pequenininho para a Bósnia-Herzegovina, para o Irã, para a Nigéria, para a Suíça, para a Bélgica, para a Holanda e, finalmente, para a Alemanha. Foi ter cantado várias músicas para provocar argentinos.

Foi rir sem parar dos holandeses bêbados e extasiados com a vitória da Holanda na goleada da estreia contra a Espanha que abraçaram, beijaram e jogaram para o alto um gari na Praça Cardeal Arcoverde só porque ele estava vestido de laranja.

Foi rir mais ainda da cara de espanto do gari depois que os tais holandeses foram embora.

Foi ver alemães cor de rosa com três metros de altura e sorrisos de trezentos dentes bebendo chope a balde nos botecos como se fossem locais. Foi rir vendo a turistada desorientada com os biquínis da mulherada no calçadão de Copacabana (agora é esperar o baby boom em março do ano que vem, hehe).

Foi ver americanos empolgados com o soccer, aqui e lá fora, entendendo a grandeza do futebol e a dimensão de uma Copa do Mundo. Foi ver mais uma vez que o futebol é uma língua universal e, por mais que tenhamos paixão por nossos clubes, é a competição mundial que tem o poder único de congregar todo o planeta.

Foi ver franceses comendo cachorro quente Geneal no Fan Fest e achando uma delícia.

Foi ter sido carregado sem querer para o meio de um grupo de mais de cem torcedores chilenos que ia para o Maracanã ver Chile x Espanha, dentro da estação Carioca do metrô, e ter de gritar “Chi chi chi, le le le” até alcançar a saída do outro lado da estação – e nessa confusão toda ainda apareceram três espanhóis provocando os caras sem medo de serem felizes.

Foi montar, ler e reler o álbum de figurinhas da Copa com o oão Guilherme, explicando para ele quais eram os países participantes, onde ficam, como se faz para chegar lá e quais os clubes dos atletas.

Foi ver João Guilherme se divertindo com o vai e vém de turistas e a montagem da decoração da Copa. Foi comprar uma Brazuca pra ele. Foi tirar fotos com o Fuleco com ele.

Foi ajudar os turistas na rua, desde dar informações até tirar fotos, e ver que eles estavam contentes com que estavam vivendo aqui.

Foi ver que os aeroportos, o transporte público, a segurança e a organização funcionaram, e que quem dizia “imagina na Copa”, ou “não vai ter Copa” quebrou a cara magnificamente.

Por todos esses dias inesquecíveis de diversão e bom futebol, a Copa cumpriu sua missão com louvor. Nem os malas da Fifa achavam que seria um evento tão legal. E apesar de a Seleção não ter correspondido, e não ter jogado no Rio (o que quebrou as pernas dos ufanistas que achavam que jogar bola era só uma formalidade porque o hexa estava garantido), eu me diverti muito com tudo o que vi e fiz.

Um comentário sobre “Teve Copa

  1. Eu me diverti mesmo foi com três partidas decisivas de futebol ao vivo por dia. Disso eu vou sentir uma falta…

    Eram quatro! Melhor ainda!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s