Dia 31: Deutschland ist Weltmeister*

(*) A Alemanha é a campeã do mundo

Foi uma boa final. Tudo bem que não chegou a ser um espetáculo, e à medida que o tempo regulamentar se esgotava, o jogo foi ficando mais arrastado, tenso, com os dois times assumindo uma postura cada vez mais cautelosa, com medo de levar um gol que fatalmente daria o título ao adversário. Mas foi um duelo tático de primeira qualidade, um jogo que nada teve de chato. A Alemanha tinha a posse de bola e domínio do meio de campo, mas não chutava a gol (e quando chutava, fazia mal), a Argentina se fechava esperando por uma bola, que até apareceu três vezes, sem ser aproveitada.

(Pausa para lembrar a melhor cena da final: Higuaín correndo enlouquecidamente pelo gramado achando que tinha aberto o placar, só pra depois ver que não tinha valido nada porque estava impedido.)

As estrelas dos times não apareceram, especialmente Messi, a maior delas em campo. E, como aconteceu nas duas partidas anteriores e eu já havia observado, sem sem ele a Argentina é um time comum e previsível, especialmente sem Di María, que ainda poderia fazer alguma diferença mas nunca jogaria essa final, a despeito dos factóides inventados pela comissão técnica, como levá-lo para o aquecimento em campo antes do jogo. Sem Messi atuante não havia referência em campo para os vice campeões, e embora a defesa funcionasse bem, com grande atuação de Mascherano, a tática de contra-atacar ficou bastante prejudicada. Por outro lado, sobravam opções do lado alemão, que por isso mesmo não tem um jogador que seja “O” craque do time. O grupo todo é muito forte, por isso mesmo a discrição de Thomas Muller na partida nem chegou a ser notada.

Na prorrogação, a Alemanha, sobrando na parte física (menos Hummels, que estava mortinho) e com muita vontade, finalmente fez prevalecer sua superioridade técnica e venceu com um golaço de Mario Goetze, um menino de 22 anos que parece ter 16, depois de cruzamento do incansável Andre Schurrle, que brigou o tempo todo, consagrando não só a equipe que jogou o melhor futebol da competição como também a que ganhou torcida, porque se teve uma coisa em que a Alemanha deu um banho enquanto esteve no Brasil foi marketing. Fosse pelos selfies do Podolski, fosse pela dança com os índios em Cabrália, fosse por seus jogadores cantarem o hino do Bahia com um torcedor, a Alemanha fez de tudo para cativar os brasileiros – e conseguiu. Tudo isso ficou ainda mais fácil e por causa do adversário na final (poupem-me desse papo de “síndrome de Estocolmo” porque fomos goleados pela Alemanha).

Foi um belo desfecho para uma linda Copa do Mundo, que foi muito divertida, teve ótimos jogos e um colombiano de 22 anos como artilheiro. Mas a Fifa não podia deixar de fazer suas pataquadas, e elegeu Messi como o melhor jogador da Copa. Injusto e absurdo, embora não seja propriamente surpreendente. Seria muito mais coerente dar o prêmio a Arjen Robben, destaque da seleção terceira colocada, assim como Diego Forlán venceu em 2010, mas parece ter sido mais seguro, e mais conveniente, dar o prêmio ao argentino como uma consolação pela perda do título, “legitimado” pelos quatro títulos de melhor jogador do mundo que ele já levou.

2 comentários sobre “Dia 31: Deutschland ist Weltmeister*

  1. Adoro seu texto, Eduardo! E na maioria das vezes compartilho da sua opinião! Tenho saudades de escrever, mas a vida, a preguiça, o dia a dia acabam me roubando essa vontade. Bom, mas vim aqui pra dizer que a FIFA fez a palhaçada e o Messi falou que esse prêmio sem a Copa não significa nada…

    Obrigado, Paula! Fico muito feliz em ver que você ainda lê o blog, e torço muito para que você retome o seu, de que eu gostava tanto. Apareça mais, você é sempre bem vinda. Quanto ao prêmio do Messi, é típico da Fifa, que não entende nada de futebol.

  2. Esse prêmio para o Messi foi comprado pela Adidas, né? Vamos combinar…

    Sem dúvida. Forçaram demais nessa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s