Gancho

Luís Suárez foi excluído da Copa pela FIFA, por causa da mordida que ele deu em Chiellini no jogo contra a Itália, anteontem. Tomou um gancho de 4 meses sem nenhum envolvimento com o futebol, ou seja, sem disputar nenhuma partida oficial pelo Liverpool, clube em que joga, mais nove jogos sem poder jogar pela seleção do Uruguai. Isso não só o tira do restante da Copa, mas também o impede de jogar a Copa América do ano que vem. Foi a maior suspensão já aplicada em uma Copa do Mundo.

Há quem ache a punição exagerada. Eu, não. Suárez é reincidente neste tipo de agressão – já mordeu adversários em 2010, quando ainda jogava pelo Ajax, da Holanda, e em 2013, já pelo Liverpool. Juntas, essas punições renderam dezessete jogos de suspensão ao jogador, e nem assim ele aprendeu. E levou um gancho de dez jogos por causa de racismo em campo. Não é a punição que é exagerada, Suárez é que não podia ter feito o que fez, mordida, cotovelada ou carrinho.

Ao invés de discutir a gravidade da pena, seria melhor discutir a gravidade da conduta que levou à aplicação da pena. Se ele não tivesse mordido o adversário, e não tivesse feito isso outras vezes antes, não teria sido punido, ou, se fosse, não seria com tanta severidade. Simples assim.

É ruim para Copa Suárez sair? É. Mas seria pior se ele ficasse.

Um comentário sobre “Gancho

  1. Discordo. E escrevi um post sobre o assunto. Não vou reproduzir aqui para não ficar enfadonho. Acho o gancho dos jogos internacionais legal; a multa também. Banir do futebol, ainda que por tempo determinado, já é demais. Além de outras considerações…

    Concordamos em discordar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s