Os slogans da Copa

Como acontece em todo pré-Copa, foram divulgadas hoje os slogans que enfeitarão os ônibus que desfilarão com as seleções e suas respectivas comissões técnicas Brasil afora. E como sói acontecer, temos uma sucessão de frases feitas por assessores de imprensa, algumas que passam, algumas bem fraquinhas. Uma sucessão de “sonhos”, “corações”, “luta”, “glória”, palavras tão mal empregadas e repetidas que estão banalizadas e trazem pouco impacto à frase. Mais do mesmo, em resumo. Mas, no geral, menos piores do que as da Copa passada, o que já é muita coisa.

Coloquei todas aqui, e, ordem alfabética de seleção, e fiz uns comentários ao lado de cada uma porque não dá pra deixar de dar uma zoada nessas horas. Vamos a eles:

ALEMANHA – “Um país, um time, um sonho”. O time é muito melhor do que esse slogan sem graça.

ARGÉLIA – “Guerreiros do deserto no Brasil”. Os guerreiros do deserto vão se apavorar com os traficantes e milicianos das favelas.

ARGENTINA – “Não somos um time, somos um país”. Grandes merdas.

AUSTRÁLIA – “Socceroos: pulando para a glória”. Jura que vocês ainda fazem essa associação ridicula com os cangurus para identificar a seleção australiana?

BÉLGICA – “Espere o impossível”. Tipo a Bélgica passar das oitavas de final.

BÓSNIA – “Dragões no coração, dragões em campo’. Por que essa fissura com dragões? Melhor deixar os dragões em Sarajevo e trazer só as gatinhas pra cá!

BRASIL – “Preparem-se, o hexa está chegando!” Não tinha uma frase melhorzinha não? Essa é tão previsível…

CAMARÕES – “Um leão sempre será um leão”. Qualquer resultado diferente da classificação para a segunda fase será zebra.

CHILE – “Chi, chi, chi, le, le le, Viva Chile!” Legal colocarem o grito da torcida no ônibus, no slogan mais espontâneo de todos, mas… ado, ado, ado, será eliminado!

COLÔMBIA – “Aqui não viaja só uma equipe, viaja todo um país”. Igual a dizer que a seleção é a pátria de chuteiras, que todos estão unidos em um só coração e blá blá blá.

COREIA DO SUL – “Vamos nos divertir, Vermelhos!” Quer dizer que a Copa não vai ser levada a sério.

COSTA DO MARFIM – “Elefantes rumo ao Brasil”. Mas se eles já estarão aqui, porque vão disputar a Copa, qual é o sentido da frase?

COSTA RICA – “Minhas paixões são futebol, minha força, minhas pessoas, meu orgulho Costa Rica”. Parece verso de pagode meloso.

CROÁCIA – “Com fogo em nossos corações, um por todos e todos por um, Croácia”. Os três mosqueteiros não eram franceses? Então eles tiveram tão pouca criatividade que chegaram a kibar Alexandre Dumas! Cruzes…

EQUADOR – “Um compromisso, uma paixão, um coração. Tudo por você, Equador”. Slogan de comercial de banco.

ESPANHA – “Dentro de nossos corações, existe a paixão dos campeões”. Achei a mais fraquinha. Sério. A campeã do mundo merecia um slogan bem melhor.

ESTADOS UNIDOS – “Unidos por um time, guiados pela paixão”. Mais um slogan de comercial de qualquer coisa.

INGLATERRA – “O sonho de um time, as batidas de coração de milhares”. Só em sonho mesmo.

FRANÇA – “A palavra ‘impossível’ não existe em francês”. Existe sim, é “impossible”. E também vai ser verificada da prática, porque a França não vai longe nessa Copa.

GANA – “As Estrelas Negras chegaram para iluminar o Brasil”. Aham, senta lá.

GRÉCIA – “Os heróis jogam como os gregos”. Então os heróis não manjam muito de futebol.

HOLANDA – “Homens de verdade vestem laranja”. Ui, que meda.

HONDURAS – “Somos um povo, uma nação, cinco estrelas no coração”. Capaz de o Cruzeiro aproveitar esse slogan depois da Copa.

IRÃ – “Honra da Pérsia”. Perderam a oportunidade de colocar uma coisa muito mais legal, tipo “Morte no fogo do inferno aos infiéis da civilização judaico-cristã ocidental!”, ou mais sutil, como “Unidos para detonar nos estádios do Brasil”. Sei lá, são só ideias.

ITÁLIA – “Vamos pintar o sonho da Copa do Mundo de azul”. Pintado de azul já temos o Gorilão, então não vai rolar.

JAPÃO – “Samurais, chegou a hora de lutar!” Muito, mas muito mais legal seria um grande e enfático “BANZAAAAAAAAAAAI!!!”, assim mesmo, cheio de “a”.

MÉXICO – “Sempre unidos, sempre aztecas”. E daí?

NIGÉRIA – “Só juntos podemos vencer”. Na moral: nem assim.

PORTUGAL – “O passado é história, o futuro é a vitória”. Talvez em um futuro um pouco mais remoto.

RÚSSIA – “Ninguém pode nos alcançar”. Acho que vai ser o contrário.

SUÍÇA – “Estação final: 13/07/2014 – Maracanã”. Em primeiro lugar, está errado: deveria ser “estação final: Maracanã, 13/07/2014.” Em segundo lugar, eles não estão conhecem a Supervia ou o Metrô. Em terceiro lugar, simplesmente não.

URUGUAI – “O sonho de três milhões… Vamos, Uruguai!” Por que não remetaram ao campeonato de 50? Medo de serem hostilizados? Sloganzinho mais besta.

É isso aí. Mais uma jogada de marketing que não acrescenta nada à competição, mas tem gente que gosta e eu não vou brigar por isso. E confesso que estou curioso para ver esses ônibus rodando por aqui.

2 comentários sobre “Os slogans da Copa

  1. Como é esse negócio? Cada seleção faz a sua ou a FIFA faz a de todo mundo? Porque francamente…
    Gostei da de Portugal, da Bélgica, de Gana e do Chile. Claro, não são excepcionais, mas foram as que achei melhores. Aliás, a da Bélgica está muito de acordo com o marketing pesado praticado pela seleção belga durante as eliminatórias – uma das campanhas mais maneiras que eu já vi. De resto, eu faria bem melhor.

    Não sei. Em 2010, eram apresentadas duas frases já feitas e o amigo internauta votava. Aqui, a votação era feita no site da Coca Cola, com o apoio da RGT. Dessa vez não vi nenhuma informação sobre o método de escolha. Devem ter sido os marqueteiros, sempre eles, que inventaram as frases e fim de papo.

  2. Espero que eu esteja enganado, mas do jeito que as coisas vão indo, vai ser a copa mais escrota de todos os tempos…

    Acho que vai ser só mais uma copa: alguns jogos bons, outros bem ruins. Muita gente bêbada nas ruas, confusão e as reclamações de sempre. Não vei nem ser a “Copa das Copas” nem a tragédia que muita gente torce que seja.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s