Vogais e consoantes

Foi há cinco anos, no dia 04 de maio de 2009, que eu recebi a notícia de que o filho que a Fê e eu esperávamos era menino. Até então, minha convicção de que teríamos uma menina (que se chamaria Maria Eduarda, escolha da Fê e da minha mãe, não tem nada a ver com uma homenagem a mim) era tão grande que nem havíamos considerado nomes para meninos.

Mas nem parecia, porque o nome dele surgiu ali mesmo, logo depois do impacto inicial da novidade. A sala em que fizemos a ultrassonografia estava cheia, e todos ficaram olhando para mim, querendo ver como eu reagiria à notícia que, supunham, me deixaria frustrado. Eu até perguntei se o médico tinha certeza quanto a ser um menino (afinal, enganos podem acontecer, não é?), e ele disse que sim, e imediatamente a Fê perguntou:

– Ele pode se chamar João Guilherme, o que você acha?

Topei na hora. Eu poderia pensar dias que não ia escolher um nome melhor, e de alguma forma, lá no coração, eu senti que esse já era o nome dele mesmo, desde sempre. Era como se ele tivesse se apresentado a nós, antecipando o que aconteceria dali a pouco mais de quatro meses. Depois de muita discussão sobre como seria o nome completo dele, chegamos à versão final.

Cinco anos depois daquela cena na sala de ultrassonografia eu estava em casa, ao lado do João Guilherme, ajudando-o a fazer o dever de casa, que consistia em recortar letras de jormais e revistas para montar o próprio nome completo. Faz parte do processo de pré-alfabetização da escola, que ainda pediu para que contássemos quantas vogais e quantas consoantes o nome dele tem. Superada a explicação de que “vogais” são o A, o E, o I, o O e o U e consoantes são o resto, fizemos as contas e descobrimos que o nome dele tem 13 vogais (4 A, 3 E, 2 I, 3 O e 1 U) e 16 consoantes. Terminado o trabalho, ele ficou admirando o que tinha feito por uns segundos antes de ir brincar.

Foi quando eu me peguei, meio bobo, meio impressionado, admirando meu menino e percebendo quanta coisa aconteceu nesse tempo.

Um comentário sobre “Vogais e consoantes

Deixe uma resposta

